terça-feira, 4 de outubro de 2011

A partir de um pequeno laboratório e duas grandes paixões – pela cosmética e pelas relações humanas, nascia a Natura quatro décadas atrás.
Nesses 40 anos de trajetória, sempre acreditamos que o valor e a longevidade de qualquer empresa estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.
Por isso, a cada ano, o nosso compromisso de transformar esse mundo em um lugar melhor para se viver fica mais forte.
Para celebrar esse marco do tempo, aceite nosso convite e conheça ou relembre as ações ambientais e sociais que fazem parte de nossa história.
Carbono Neutro
Em 2007, a Natura alcançou a meta de ser uma empresa Carbono Neutro. E só foi possível alcançar esse objetivo ao combinar dois tipos de ação: a redução, ao máximo, das emissões de gases de efeito estufa em nossas atividades adotando práticas mais sustentáveis, e a compensação daquilo que não é possível diminuir, por meio do apoio a projetos de reflorestamento e de energia limpa.
Identificamos um potencial para reduzir 33% do total de emissões de carbono em nossa cadeia produtiva e estabelecemos o ano de 2012 como prazo para chegar lá. Para isso, estamos mapeando todas as etapas do negócio a fim de encontrar soluções mais limpas e ambientalmente saudáveis.
Refil
A Natura foi a primeira empresa brasileira de cosméticos a lançar a opção de refil em seu portifólio, em 1983.
O uso desse tipo de embalagem é muito vantajoso para todos. Confira:
  • Reduz pela metade, em média, o impacto ambiental em relação à embalagem regular.
  • A embalagem regular pode ser utilizada várias vezes, diminuindo o descarte no meio ambiente.
  • O custo final do produto em refil é 20% a 30% menor em relação ao da embalagem regular.
Embalagem em PET reciclado
As embalagens plásticas de nossos produtos contêm 30% de PET reciclado em sua composição, o que representa uma redução de cerca de 15% no seu impacto ambiental. Além disso, todas as camisetas do portifólio Crer para Ver também levam fibras feitas a partir do plástico reciclado.
Vegetalização de óleos e sabonetes
A Natura também é pioneira na vegetalização das fórmulas desses produtos, que são feitos com ativos de origem vegetal, como óleo de palma e palmiste, no lugar do óleo mineral ou gordura animal.
Saboaria Benevides
Inaugurada em 2006, a Unidade Industrial de Benevides, no Pará, é um dos exemplos do nosso compromisso com o uso sustentável de ativos da biodiversidade brasileira. Na fábrica de sabonetes, são utilizadas palmeiras oleaginosas da região em um processo responsável de cultivo de matéria-prima, conservação de espécies nativas e desenvolvimento de comunidades locais.
Álcool Vegetal Orgânico
O uso do álcool orgânico na Perfumaria é uma de nossas ações mais recentes na estratégia traçada para a redução de emissões de gases nocivos em nossas atividades.
Diferentemente do álcool convencional, cuja produção agride a biodiversidade, o álcool orgânico é produzido sem o uso de agrotóxicos e queimadas, dentro de uma cadeia sustentável. Sua produção emite no meio ambiente 54% a menos de gases de efeito estufa, em comparação à produção do álcool comum.
Tabela ambiental
Desde 2007, as embalagens Natura apresentam uma tabela ambiental, com dados sobre o impacto do produto no meio ambiente. Assim, o consumidor acompanha a evolução de cada um dos índices que compõem a tabela ao longo do tempo, sinalizando os avanços tecnológicos em prol do planeta.
Movimento Natura
O Movimento Natura é a mobilização da nossa Força de Vendas e das Consultoras Natura, para que sejam verdadeiras disseminadoras das nossas crenças e visão de mundo, atuando como agentes de transformação local. Está baseado no conceito de rede de relações, em que cada gesto individual ganha força quando unido a várias outras ações que resultam em um retorno benéfico à sociedade. Conheça os principais projetos do Movimento Natura:
Programa Crer para Ver
O programa nasceu em 1995 com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas, por meio de apoio e desenvolvimento de projetos.
Conta com a mobilização das Consultoras que vendem os produtos da linha Crer para Ver, sem obtenção de lucro. O resultado líquido dessas vendas é destinado aos projetos de educação, em especial do ensino infantil, com foco no incentivo à leitura.
Em 14 anos de história, foram 156 projetos realizados com sucesso e cerca de 2 milhões de pessoas beneficiadas.
Oficinas de Automaquiagem
As oficinas são oferecidas voluntariamente por Consultoras para mulheres em situação de fragilidade física ou emocional. O projeto trabalha aspectos como o aprendizado, o voluntariado e o autoconhecimento.
Reciclagem de Embalagens Natura
O projeto incentiva as Consultoras e as equipes de entrega das transportadoras parceiras a participar da cadeia de reciclagem, recolhendo e destinando as embalagens pós-consumo dos nossos produtos para cooperativas de catadores locais.
Assim, ele contribui para a geração de renda e inclusão social de catadores, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental gerado pelos nossos materiais e embalagens.
Água de Viver
É um projeto de sensibilização das nossas Consultoras e crianças da comunidade para o tema da água. Juntas, por meio de experiências lúdicas e educativas, elas podem ter um contato prazeroso com a natureza.
Afroreggae
É uma parceria institucional com o Grupo Cultural AfroReggae, que traz benefícios para ambos os lados. Para o AfroReggae, a ação significa uma oportunidade de desenvolvimento, com a implantação de projetos sociais e culturais e a proposição de alternativas para pessoas que poderiam seguir o caminho da marginalidade.
Para a Natura, a parceria é uma forma de nos aproximar das Consultoras moradoras de comunidades populares e conhecer diferentes realidades, respeitando a diversidade e trocando experiências.
Papo de Responsa
A Natura apoia e fortalece o projeto, que é uma parceria da Polícia Civil do Rio de Janeiro e do Grupo Cultural AfroReggae.
Consiste na realização de palestras em escolas do Rio, ministradas por um ex-detento e um policial, para mostrar as crianças e jovens como lados aparentemente opostos podem se complementar na conscientização sobre direitos humanos, violência, cultura de paz e, acima de tudo, sobre a responsabilidade e o valor da vida humana.
A Mata Atlântica é aqui
A Natura é uma das patrocinadoras oficiais dessa exposição itinerante, que mostra como cada um de nós pode ajudar na conservação da floresta.
Esses são alguns exemplos de como é importante acreditar e agir para transformar a realidade. São ações que fazem parte da proposta corporativa da Natura desde sempre e que devem deixar bons frutos ao planeta pelos próximos 40 anos.
Movimento Natura e transformação
Movimento é algo incessante, contínuo, transformador, alimentador. É tudo o que faz a gente sair do lugar, pensar, evoluir, mudar. É impulso gerador de ação e sempre se origina de uma força interior. Seja de um objeto, como um motor; de uma força natural, como uma erupção ou de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, com suas ações, gestos, olhares e atitudes.
O Movimento Natura é a mobilização da nossa Força de Vendas e das Consultoras Natura, para que sejam verdadeiras disseminadoras das nossas crenças e visão de mundo, atuando como agentes de transformação local.
Está baseado no conceito de rede de relações, em que cada gesto individual ganha força quando unido a várias outras ações que resultam em um retorno benéfico à sociedade.
Veja o vídeo e saiba um pouco mais sobre os principais projetos do Movimento Natura.
Natura 40 Anos - Existem muitas maneiras de Celebrar, a nossa é dizendo OBRIGADO !
Parabéns Natura, 40 anos de sucesso!!!

Nenhum comentário: