sábado, 11 de fevereiro de 2012

Perfumes de grande fixação x perfumes de pequena fixação

Um tópico legal que incomoda muita gente: perfumes de grande fixação vs. perfumes de pequena fixação. Quando e onde usá-los?
Se você quiser impressionar alguém que chega à sua casa, passe assim que a campainha tocar um perfume mais cítrico e refrescante. As notas mais leves ainda estarão no ar e você vai causar uma grande impressão.
Mas se você quiser que a outra pessoa ou você mesmo sinta o seu perfume por um bom tempo – digamos, num jantar seguido de uma balada –, prefira um perfume mais sensual e madeira.
Digo isso porque muitas pessoas me perguntam se tal perfume tem boa fixação ou bom fixador, e a verdade é que não existe uma fonte que “fixe” o perfume na pele ou nos cabelos. Os perfumes são compostos por várias matérias-primas diferentes. O perfumista é o artista que sabe combinar algumas delas, normalmente algumas dezenas, para compor seu perfume.
Todas estas matérias-primas são voláteis – em contato com o ar elas se vaporizam. Algumas, contudo, são mais voláteis que outras.
Para compor um perfume, normalmente o perfumista pensa em três notas:
• Cabeça (ou topo): aquelas que você percebe logo que abre o frasco. São as notas mais voláteis.
• Corpo: aquelas que você percebe quando o perfume já está na pele, logo que as notas de cabeça já se evaporaram.
• Fundo: aquelas que ficam por último, e que você ainda sente mesmo após algumas horas da aplicação da fragrância.
Quanto mais matérias-primas pouco voláteis o perfume tiver, mais notas de fundo ele terá e, com isso, ele durará mais tempo – na linguagem popular, ele terá “mais fixação”.

O perfume cítrico, por exemplo, tem mais notas de cabeça. Por isso sua fragrância é mais efêmera, certeira para causar uma boa impressão de imediato. No outro extremo está o perfume madeira, que tem mais notas de fundo e, portanto, vai durar mais tempo.
A Natura tem um mapa olfativo de perfumaria, caso queira saber mais. Nele, a barra horizontal indica a família – do mais volátil ao menos volátil.

Nenhum comentário: